No laboratório do biólogo molecular David Sinclair na Escola de Medicina de Harvard, ratos idosos estão crescendo jovens novamente. Através do uso de proteínas que podem transformar uma célula adulta em uma célula-tronco, Sinclair e sua equipe redefiniram as células envelhecidas em camundongos para versões anteriores de si mesmas.

No primeiro avanço de sua equipe, publicada no final de 2020, camundongos idosos com deficiência visual e retinas danificadas puderam repentinamente enxergar novamente, com uma visão que às vezes rivalizava com a de seus descendentes.

“É uma redefinição permanente, até onde sabemos, e achamos que pode ser um processo universal que pode ser aplicado em todo o corpo para redefinir nossa idade”, explicou Sinclair, que passou os últimos 20 anos estudando maneiras de reverter a estragos do tempo.

“Se revertermos o envelhecimento, essas doenças não devem acontecer. Temos a tecnologia hoje para ser capaz de chegar às centenas sem se preocupar em ter câncer aos 70, doenças cardíacas aos 80 e Alzheimer aos 90″, Sinclair disse a uma audiência no Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

“Este é o mundo que está chegando. É literalmente uma questão de quando e para a maioria de nós, vai acontecer em nossas vidas”, disse Sinclair à platéia.

“Sua pesquisa mostra que você pode mudar o envelhecimento para tornar a vida mais jovem por mais tempo. Agora ele quer mudar o mundo e tornar o envelhecimento uma doença”, disse Whitney Casey, uma investidora que está em parceria com a Sinclair para criar um teste de idade biológica do tipo “faça você mesmo”.

Em relação aos camundongos

Laboratórios de todo o mundo se debruçaram sobre o problema. Um estudo publicado em 2016 por pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies em La Jolla, Califórnia, mostrou que os sinais de envelhecimento podem ser eliminados em camundongos geneticamente modificados para envelhecer, expostos por um curto período de tempo a quatro principais fatores Yamanaka, sem apagar a identidade das células.

Mas havia uma desvantagem em toda essa pesquisa: em certas situações, os camundongos alterados desenvolveram tumores cancerígenos.

Procurando uma alternativa mais segura, o geneticista do laboratório Sinclair, Yuancheng Lu, escolheu três dos quatro fatores e os adicionou geneticamente a um vírus inofensivo.

O vírus foi projetado para fornecer os fatores rejuvenescedores de Yamanaka às células ganglionares da retina danificadas na parte de trás do olho de um camundongo idoso. Depois de injetar o vírus no olho, os genes pluripotentes foram ativados ao alimentar o camundongo com um antibiótico.

“O antibiótico é apenas uma ferramenta. Pode ser qualquer produto químico, apenas uma maneira de ter certeza de que os três genes estão ligados”, disse Sinclair. “Normalmente, eles estão ligados apenas em embriões em desenvolvimento muito jovens e depois desligam à medida que envelhecemos.”

O Estudo é voltado totalmente ao rejuvenescimento, “Acredito que no futuro, retardar e reverter o envelhecimento será a melhor maneira de tratar as doenças que afligem a maioria de nós.” Concluiu o cientista.

Texto: Eduarda Mantovani