Capão da Canoa – No dia Nacional de Controle ao Colesterol, comemorado na segunda-feira dia (8), o Cardiologista Intervencionista, Doutor Eduardo Antoniolli, do Hospital Santa Luzia, repassa várias informações de como as pessoas devem se precaver em relação à doença. Por que é tão importante preveni-lo? Quais são os males associados à ele?

Eduardo Antoniolli em entrevista na Rádio Horizonte 95.7 FM, durante o Programa Revista Horizonte disse que as principais causas de morte no mundo pós-pandemia, são o infarto e o AVC. Estes que, são decorrentes de entupimentos nas artérias que irrigam o coração e o cérebro. Um dos principais fatores de risco para o entupimento das artérias, sejam as do coração, do cérebro ou qualquer outra região do corpo é o colesterol ruim em níveis elevados, causando o seu depósito ao longo das artérias e a consequente dificuldade para o sangue passar através destas artérias.

Antoniolli afirma que é de uso comum a frase “prevenir é melhor que remediar”. Para o colesterol alto, não é diferente. Ele explica que antes de pensar em diminuir o colesterol, precisamos entender que existe mais de um tipo de colesterol. De maneira didática, separamos o colesterol em ''bom'', que é o HDL e ajuda a retirar o colesterol das artérias, e o colesterol ''ruim'', que é o LDL, o temido colesterol que se deposita nas artérias causando os entupimentos. Para o médico, o objetivo é aumentar o colesterol bom (HDL) e baixar o colesterol ruim (LDL).

Para que a população possa ter uma vida saudável, Eduardo Antoniolli, diz que o primeiro passo é consultar e fazer a dosagem do colesterol. "O diagnóstico precoce sempre é o melhor remédio, até por que, algumas situações de colesterol elevado tem causas genéticas hereditárias, mesmo em quem cuida muito da alimentação e do exercício físico". A segunda dica, conforme o doutor é manter uma rotina de exercícios físicos, principalmente com algo que você goste de fazer, assim será mais fácil de manter uma regularidade ao longo do tempo. Visto, que "o exercício físico é uma das poucas maneiras de aumentar o colesterol bom (HDL)." Já o terceiro passo é o ajuste da alimentação, a redução da ingestão de gorduras de origem animal, substituída pelas de origem vegetal, evitar frituras, álcool em excesso, refrigerantes, ou outros alimentos com excesso de açúcar. Estar atento ao excesso de sal também é muito importante, já que seu uso pode causar hipertensão arterial.

A quarta dica é em relação ao álcool e cigarro. "O álcool contém uma grande quantidade de calorias, causando ganho de peso, além de aumentar o colesterol. Já o cigarro causa aumento dos depósitos de gorduras nas artérias, além de múltiplas doenças nos pulmões, inclusive câncer". Contudo, parar de beber e fumar não é fácil nem simples, basta procurar um profissional médico de confiança para lhe ajudar nessa jornada. 

Além das dicas, o Doutor informa as vantagens de diagnosticar cedo o colesterol alto, e porque é tão importante acompanhar essas taxas. O diagnóstico precoce pode evitar o entupimento das artérias, possibilitando iniciar o tratamento e evitar um infarto, que poderia levar a morte, ou um avc, que muitas vezes deixa o paciente debilitado.  Já o acompanhamento regular dos níveis de colesterol é necessário pois o acúmulo do colesterol nas artérias ocorre ao longo das décadas, iniciando na maioria das pessoas por volta dos 30 anos, com consequências iniciadas normalmente pela quinta ou sexta décadas de vida.

Ele cita ainda que os tratamentos hoje, em relação ao colesterol, estão bem evoluídos em relação às décadas anteriores. Os atuais tratamentos para diminuir o colesterol ruim, o LDL, no nosso país, são as estatinas, que na sua maioria são comprimidos. Além disso, em alguns pacientes mais graves, pode-se utilizar a ezetimiba, que também tem apresentação em comprimidos, ou os inibidores do PCSK9, que são medicamentos subcutâneos também para pacientes mais graves.

Os medicamentos da classe das estatinas, cujos exemplos mais utilizados são a sinvastatina, rosuvastatina e atorvastatina, tem segurança comprovada em estudos com centenas de milhares de pacientes, com efeitos adversos graves ocorrendo em menos de 2% dos pacientes. "Uma estatina de alta potência pode diminuir o colesterol ruim em até 50%, levando a reduções importantes nas taxas de infarto e avc". Estudos em pacientes que nunca haviam tido nenhuma doença cardiovascular anteriores demonstraram uma redução de 34% na taxa de infartos naqueles com colesterol alto utilizando as estatinas. Afirmou o especialista. 

Em relação, ao tratamento primeiro é importante saber que existem doenças genéticas nas quais o colesterol alto e as consequências, são herdadas de geração para geração, portanto, quem tem familiar com colesterol alto deve, obrigatoriamente, dosar o seu colesterol. A Hipercolesterolemia Familiar é o principal exemplo de traço genético herdado com colesterol ruim alto, podendo ocorrer em até uma pessoa a cada duzentas em nosso país, causando problemas arteriais extremamente graves em pacientes jovens.

Além disso, os hábitos dentro da mesma casa influenciam muito no resultado do método. Então, convidar um familiar para uma caminhada ou pedalada pode fazer a diferença, modificações na alimentação, também são importates como redução do pão ou de gorduras de origem animal (banha, bacon, manteiga, creme de leite, gordura de carnes, queijos), e essa prática funciona muito, quando aplicadas na família inteira em vez de, somente em um dos indivíduos, promovendo assim, a saúde de todos que moram naquele mesmo lar, finaliza o Doutor Eduardo Antoniolli.

Texto: Rubenir Fernandes

Edição: Eduarda Mantovani

Foto: Dr Eduardo Anoniolli