A Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, notificou um caso importado da malária. O paciente é um morador do município que vivia em Roraima.

A vítima está em casa, e já iniciou tratamento com a medicação indicada. Segundo a prefeitura, não há nenhuma indicação de transmissão local da doença.

O caso foi identificado como suspeito na terça, dia (29) e através de exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) do RS o caso foi confirmado na quarta.

A equipe de enfermagem da Vigilância Epidemiológica do município realizou visita domiciliar para orientar o paciente sobre o acompanhamento da doença.

Ele deve passar por novos exames para controle e consultas de avaliação.

 

Sobre a doença

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.

E não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa.

Os sintomas costumam aparecer entre 14 e 21 dias após a picada do mosquito infectado. A principal manifestação é a febre que dura mais de sete dias. Outros sinais são: dor de cabeça, calafrios, tremores, náuseas e vômitos, pressão baixa, cansaço extremo, convulsões, hemorragia e alteração da consciência. 


Redação: Eduarda Mantovani 

Foto: Reprodução Internet