Osório, Capão da Canoa, e Xangri-Lá foram alvos da Operação Erga Omnes deflagrada pela Terceira Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico, DENARC. A ação ocorreu quarta-feira, dia (30). Mais de 300 Policiais Civis do Denarc, em 40 viaturas, cumpriram com o apoio do CORE, mais de 350 ordens judiciais, entre elas 43 de mandados de prisão, 54 de busca e apreensão, bloqueios de contas, sequestro de bens e quebra de sigilo.  No total,  32 pessoas foram presas.    

A ação aconteceu após mais de um ano de investigação. As apurações iniciaram após uma série de prisões efetuadas que permitiram delimitar o esquema e as funções de todos os membros do grupo.

O Delegado Gabriel Borges, titular da 3ª DIN, considerou que a operação, foi um duro golpe ao crime organizado, desarticulando um grupo criminoso que atuava há pelo menos uma década. "Foi possível contatar pessoas com alto poder aquisitivo participando ativamente da organização criminosa, como advogados, contadores, empresários e bioquímicos".

Além dos 43 mandados de prisão, sendo quatro preventivas e 39 temporárias, houve a apreensão judicial de nove veículos e de 25 imóveis, inclusive, nos outros dois Estados da região Sul. Houve o bloqueio de 47 contas bancárias, além de 188 quebras de sigilos bancário, fiscal e bursátil, envolvendo a bolsa de valores.

Redação- Rubenir Fernandes

Foto - Divulgação PC/Denarc