Elevador da Glória, famoso funicular que é um dos principais pontos turísticos da cidade, saiu dos trilhos e bateu contra prédio.
Polícia ainda não confirmou número de vítimas. Jornais locais afirmam que 1 pessoa morreu e várias ficaram feridas. Atração estava cheia no momento do incidente.
O incidente deixou 3 mortos e cerca de 20 feridos, confirmaram autoridades à agência de notícias Reuters.
A causa do acidente, que aconteceu às 18h05 do horário local - 14h05 em Brasília - foi um cabo que se rompeu, segundo a emissora portuguesa SIC.
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o funicular, que transporta pessoas para cima e para baixo em uma das ladeiras da capital portuguesa, praticamente destruído.
"Bateu com uma força brutal num prédio e se despedaçou como uma caixa de papelão. Foi uma pancada muito forte, algo impressionante. Não tinha nenhum tipo de freio", contou uma testemunha do acidente à SIC.
O elevador da Glória pode transportar até 43 passageiros e é um dos funiculares mais antigos ainda em funcionamento, em Lisboa, operando desde 1885. Ele tinha sido submetido a uma reparação geral em 2022 e a manutenção periódica em 2024, dentro dos protocolos.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou "profundamente" o acidente em comunicado:
"O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes".