O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) apresenta o balanço de agosto de 2025, em comparativo com o mesmo mês de 2024. O levantamento aponta uma redução de 15,2% nas principais ocorrências, com quedas significativas em homicídios, roubos e furtos.
Entre os destaques, o homicídio doloso apresentou queda de 67%, passando de seis para dois casos. O roubo a estabelecimento comercial zerou em comparação a 2024, enquanto o roubo a residência caiu pela metade. Também houve reduções no roubo a pedestre (−29%), no furto/arrombamento (−23%) e no furto de veículo (−29%).
Além da queda nos crimes, a produtividade operacional em agosto também é apresentada com registro de 9.593 pessoas abordadas, 3.648 ocorrências atendidas, 3.063 veículos fiscalizados e 292 barreiras policiais realizadas na região. As ações resultaram em 255 prisões em flagrante, 53 termos circunstanciados, 33 foragidos capturados, 18 armas de fogo e cerca de 135,4 kg de drogas apreendidas.
Para o comandante regional, coronel Artur Marques de Barcellos, os resultados são reflexo da atuação conjunta do efetivo e das operações permanentes: “Esses números demonstram o comprometimento do nosso efetivo e a eficiência das ações como a Plano Tático Operacional e barreiras policiais, que acontecem constantemente em todo o Litoral Norte”, afirmou o coronel.
Ainda conforme o oficial, “os números consolidam agosto como um mês de avanço no enfrentamento à criminalidade, evidenciando tanto a queda dos principais índices quanto a forte atuação preventiva e repressiva das forças de segurança no Litoral Norte”.
COMUNICAÇÃO SOCIAL CRPO LITORAL
Texto e arte gráfica: SD PM Tatiane
Imagens: SD PM Rezende e SD PM Barbosa
Fonte dos dados: GESEG/Avante e SSP/BM Cognos/CUBOS