Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) II, em Xangri-LáFoto : Mauro Schaefer
Medidas fazem parte do Plano Verão e buscam reduzir riscos de desabastecimento e extravasamentos
A Corsan colocou em operação um conjunto de medidas para reforçar o abastecimento de água e os sistemas de esgotamento sanitário no Litoral Norte durante o verão 2025/2026. As ações integram o chamado Plano Verão, que vem sendo desenvolvido de forma contínua desde 2023 e tem como foco a prevenção de falhas, a ampliação da capacidade operacional e a agilidade no atendimento a ocorrências emergenciais.
O planejamento considera o aumento expressivo da população durante a temporada, especialmente nos períodos de maior fluxo, como Natal, Ano Novo, feriado de Navegantes e Carnaval. Nesses períodos, a demanda por água tratada cresce cerca de 46% e a população de municípios litorâneos pode se multiplicar por até cinco vezes.
“Nós preparamos esse plano durante todo o ano e agora estamos aplicando o Plano Verão. É um conjunto de ações preventivas, de reforço de equipamentos e também de equipes, para garantir agilidade e pronto atendimento nos casos de manutenções emergenciais”, explica o gerente de Relações Institucionais da Corsan no Litoral Norte, Luciano Brandão.
Entre as principais medidas está o reforço da estrutura energética das operações. Ao todo, 52 grupos geradores foram instalados em captações de água, estações de tratamento e unidades de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é reduzir impactos causados por quedas no fornecimento de energia elétrica, um dos principais fatores históricos de desabastecimento e extravasamentos.
Atualmente, obras de expansão do sistema estão em andamento em oito municípios da região, com previsão de avanço para os demais a partir de 2026. Além disso, a Corsan realiza investimentos em retrofit e modernização das estações de tratamento de água e esgoto, buscando maior eficiência operacional e o cumprimento rigoroso dos padrões ambientais e de potabilidade.
Uso adequado das redes
Outra frente do Plano Verão é a conscientização da população sobre o uso correto das redes de esgoto. A Companhia lançou a campanha “Batalha contra os vilões do esgoto”, alertando para os danos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos.
“Papel higiênico, lenços umedecidos, absorventes, fraldas, óleo de cozinha e até roupas acabam indo para a rede e são os grandes causadores de obstruções e extravasamentos”, alerta Brandão, que também afirma que o problema é maior em áreas com muitos restaurantes e lancherias.
A campanha começou pelo Litoral Norte e está presente, inclusive, nos 169 chuveiros públicos da orla, que receberam adesivos com personagens educativos. A iniciativa será estendida ao longo do ano para outras regiões do Estado.
“Queremos formar consciência desde a infância, para que crianças, jovens e adultos entendam a importância do uso adequado das redes e ajudem a evitar problemas no sistema”, conclui o gerente.
