A quinta-feira (29) será marcada por períodos de nebulosidade e instabilidade no Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, o sol até pode aparecer em alguns momentos, mas sempre entre muitas nuvens na maior parte do Estado. A atuação de uma massa de ar quente e úmida mantém o tempo abafado e favorece a ocorrência de chuva.
A previsão indica precipitação de forma irregular em grande parte do território gaúcho, com início ainda pela manhã em alguns pontos e aumento da instabilidade entre a tarde e a noite. A chuva pode ser forte de maneira isolada, com risco de temporais localizados acompanhados de rajadas de vento.
Apesar de o calor perder um pouco de intensidade em relação aos últimos dias, as temperaturas seguem elevadas e o abafamento persiste. As maiores máximas devem ser registradas no Oeste, com destaque para Uruguaiana, Itaqui e Alegrete, onde os termômetros podem ultrapassar os 35°C.
Na quarta-feira, os gaúchos enfrentaram mais um dia de calor extremo. Pelo terceiro dia consecutivo, o Estado registrou temperaturas acima dos 40°C, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste. Estações meteorológicas apontaram 40,6°C em Porto Xavier, 40,3°C em Maçambará, 39,2°C em Estrela e 39,1°C em São Paulo das Missões.
Na Região Metropolitana, as máximas chegaram a 36,6°C em Sapucaia do Sul, 36,5°C em São Leopoldo, 36,3°C em Gravataí e 36,0°C em Campo Bom e Viamão.
O calor intenso favoreceu a formação de áreas de instabilidade, com chuva forte em pontos isolados e temporais localizados. Até o fim da tarde de quarta-feira, os maiores volumes de chuva foram registrados em Tupanciretã e Ibirubá, com 51 mm, seguidos por Itapuca (45 mm), Três Passos (43 mm), Ilópolis (42 mm), Putinga (41 mm), Cruz Alta e Arvorezinha (40 mm), Lajeado (39 mm), Teutônia e Bento Gonçalves (34 mm) e Horizontina (30 mm).
texto por Cinara Becker
