A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI) lançou, na segunda-feira, dia 22, uma campanha para reforçar a importância da vacinação contra a Paralisia infantil. A iniciativa é devida, a queda da cobertura vacinal de crianças. Então o intuito é alertar toda a população sobre o perigo e provável volta da poliomielite.
Apesar de o país não ter casos registrados desde 1989, o cenário preocupa, com registros recentes da doença da poliomielite em outros países, como Estados Unidos e Israel. E as taxas de cobertura se tornaram ainda piores após o início da pandemia de Covid.
No ano passado, de acordo com dados do Datasus, 30% das crianças menores de 1 ano não foram imunizadas, 40% não receberam o reforço do primeiro ano de vida e 55% não tomaram o reforço dos 4 anos.
Sobre o Vírus
O vírus da poliomielite é transmitido pelo contato direto entre pessoas; por via fecal-oral; por objetos, alimentos e água contaminados ou por gotículas de secreções expelidas durante a fala, tosse ou espirro.
Vacinação
Por isso, a cobertura vacinal é muito importante, crianças de até 05 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. O objetivo do Ministério da saúde é atingir 95% desse público. A campanha deve seguir até dia 9 de setembro.
Texto: Eduarda Mantovani
Foto: Agência Brasil