A Polícia Civil cumpriu na terça-feira, dia 22, uma Operação na Penitenciária Modulada de Osório. A ação mobilizou cerca de 50 agentes, e foi realizada no interior do presídio, durante o cumprimento de mandados de prisão para 11 integrantes de uma facção criminosa. Todos já estavam detidos na instituição prisional, e tinham  envolvimento com homicídios, tráfico de drogas, estelionato, e também estavam vinculados ao golpe de nudez que também acontecia dentro da Penitenciária.  

Segundo a Polícia Civil, as investigações iniciaram após uma tentativa de homicídio, contra um dos integrantes de uma facção contrária, as informações serviram para as investigações e também para o encaminhamento de medidas judiciais que foram cumpridas. 

As apurações apontaram com embasamento, provas de que o investigado controlava de dentro da cadeia o tráfico de drogas e ainda controlava um ponto de venda de drogas em uma das celas.

O preso coordenava também, a aplicação de golpes de nudez contra vítimas de todo o estado gaúcho. Entre eles, a cidade de Eldorado do Sul, onde com a autorização judicial, uma das gravações das conversas do celular do apenado, foram interceptadas pela polícia. Um dos criminosos, cobrava o dinheiro e ainda pedia orientações para o apenado. 

Além da venda de drogas, o suspeito também determinou a execução de um rival, que foi atingido por vários disparos de arma de fogo, e mesmo ferido conseguiu sobreviver.

Redação - Rubenir Fernandes

Edição - Eduarda Mantovani

Foto- Divulgação Susepe