A Secretaria da Fazenda do Estado do RS, anunciou nesta sexta-feira (25), o calendário do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2023. Os descontos seguem os mesmos do ano passado, assim como o parcelamento em seis vezes. A consulta sobre os valores de pagamento, podem ser feitas através do www.ipva.rs.gov.br ou aplicativo. 

O motorista que quitar o tributo até o dia 29 de dezembro terá desconto de antecipação de 10% além de não ser cobrado pela Unidade de Padrão Fiscal, que deve ficar em 5,88%,gerando redução potencial de 15,88%.

Como os descontos são cumulativos, no pagamento antecipado as vantagens podem ser ainda maiores para o proprietário de veículo que tiver os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Segundo dados divulgados pelo governo, quase metade da frota tributável (42%) terá descontos pelo Bom Motorista e 25% pelo Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis é possível obter uma redução de 32% sobre o valor total do IPVA. 

• Mais informações sobre o IPVA 2023, clica aqui.

Redação - Eduarda Mantovani

Foto - Reprodução Sefaz